Ir para conteúdo

Biografia

Biografia

PERFIL RAQUEL LYRA

Reeleita em outubro de 2014 com 80.879 votos, Raquel Lyra (PSDB) foi, pela segunda vez, a deputada estadual mulher mais bem votada de Pernambuco. Na atual legislatura, Raquel foi reconduzida para presidência da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), considerada uma das mais importantes da Casa.

Raquel Lyra Raquel Lyra

Vida Pública:

Em janeiro de 2011, após tomar posse no seu segundo mandato, o governador Eduardo Campos a convidou para assumir a Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ), pioneira no país. Após dois anos no comando da SCJ, Raquel retornou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em fevereiro de 2013.

O Projeto de Lei da deputada sobre Transição de Gestão nas Prefeituras e no Governo ganhou destaque e Pernambuco garantiu muito mais segurança e transparência. Em janeiro de 2013, o então governador Eduardo Campos sancionou o Projeto de Lei de autoria da deputada, que garante ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) mais condições de fiscalizar com rigor os trabalhos de transição de governo e assegurar a total lisura na troca de comando. ​

Currículo:

Raquel é formada em Direito e pós-graduada em Direito Econômico e de Empresas, iniciou a carreira como advogada concursada do Banco do Nordeste. Em seguida, também admitida por concurso público, assumiu o cargo de delegada da Polícia Federal, onde atuou até 2005. Naquele ano, prestou sua terceira prova pública bem-sucedida, sendo aprovada para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), à qual está vinculada até hoje, embora licenciada para atuar como deputada estadual.