Ir para conteúdo

Notícias

Raquel Lyra discute prioridades de Caruaru com Paulo Câmara

Após ser diplomada prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) cumpriu sua primeira agenda oficial num encontro com o governador Paulo Câmara (PSB), na noite desta terça-feira (20). A reunião ocorreu no Palácio do Campo das Princesas. Entre os principais pontos da conversa, a ampliação dos investimentos do Governo nas áreas: hídrica; de segurança, com a exclusividade do 4º Batalhão para Caruaru e de saúde, com a reabertura do Hospital São Sebastião.
 
Paulo Câmara se comprometeu em entregar o Hospital São Sebastião, além de garantir o 4º Batalhão específico para cidade de Caruaru. O governador também adiantou que entregará, no mês de fevereiro de 2017, o Sistema Adutor de Pirangi, que vai minimizar os efeitos da estiagem em Caruaru e outros nove municípios do Agreste.
 
“Esses são projetos de extrema importância e urgência para melhorias na segurança, na saúde e no abastecimento de água em benefício do povo caruaruense”, disse Raquel. A prefeita eleita também pediu o apoio do Governo do Estado para realização do próximo São João e solicitou também uma atenção especial para o abastecimento de água no 2º Distrito de Caruaru.

Raquel se despede da Assembleia e aprova PEC que garante vaga para mulher na Mesa Diretora

A deputada estadual e prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), se despediu, nesta terça-feira (20), da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Antes, pela manhã, na reunião da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), a deputada, que também é presidente do colegiado, aprovou uma proposição de sua autoria que determina a presença de, no mínimo, uma mulher na composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Acatada por unanimidade, a mudança está contida na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 01/2015.

Órgão diretivo da Alepe, a Mesa é formada por 11 deputados responsáveis pelos trabalhos administrativos e legislativos da instituição. Segundo o texto, a Casa deverá assegurar ao menos um integrante de cada sexo na estrutura desse colegiado, assim como na formação das Comissões Parlamentares. A deputada e autora do projeto lembrou a existência de matéria semelhante em tramitação no Congresso Nacional.

“É um projeto para que o segmento feminino seja representado em posições de poder. Se não houver política pública, a mulher está condenada a não conseguir sair de casa, muito menos entrar na vida pública”, ressaltou Raquel, que é a primeira prefeita eleita do município do Agreste. 

Na despedida da CCLJ, Raquel agradeceu aos membros da Comissão pela parceria e pelos bons debates que fizeram ao longo desse tempo em beneficio do povo de Pernambuco. Os deputados Romário Dias, Rodrigo Novaes, Ângelo Ferreira, Aluísio Lessa, Augusto César e Simone Santana elogiaram Raquel pela excelente condução dos trabalhos na CCLJ.

Pela tarde, na Reunião Plenária, sendo a primeira a se pronunciar, Raquel Lyra foi escolhida pela Mesa Diretora para receber um buquê de flores em homenagem aos prefeitos eleitos. Além dos deputados e dos profissionais com quem conviveu com reciprocidade e respeito na Casa de Joaquim Nabuco, a parlamentar agradeceu à população de Caruaru pela oportunidade de ser prefeita do município. 

Raquel Lyra é diplomada pela Justiça Eleitoral

Neste domingo, dia 18, aconteceu a Cerimônia de Diplomação da prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), do vice Rodrigo Pinheiro (PSDB), e dos vereadores que compõem a nova legislatura. A solenidade lotou o Salão do Tribunal do Júri, no Fórum de Caruaru, e foi presidida pela juíza Dra. Orleide Rosélia do Nascimento. No local, Raquel recebeu o diploma através de seu pai, o ex-governador de Pernambuco João Lyra Neto e fez um discurso emocionado e de compromisso com o povo de Caruaru.

“Neste momento de grave crise, temos a oportunidade de fazer na maior cidade do interior de Pernambuco, com 350 mil habitantes, de fazer diferente nos próximos quatro anos. Eu e Rodrigo firmamos um compromisso com o povo de Caruaru de que nós faríamos um governo que estivesse mais nas ruas durante o mandato do que esteve no momento de campanha eleitoral. Isso vai acontecer junto com toda nossa equipe de governo, ouvindo a população e discutindo as prioridades junto com a nossa gente. Sei que vou contar com a colaboração, o apoio e a solidariedade desse povo tão generoso, que é o povo de Caruaru, do qual agradeço pela honra de estar aqui hoje”, disse emocionada a nova prefeita.

Raquel Lyra apoia qualificação profissional de mulheres

A prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), participou na tarde desta quarta-feira (14) de uma aula especial do projeto “Convergir Mulher”, que através de emenda parlamentar destinada por ela enquanto deputada estadual, está fazendo formação sociopolítica e na área de gastronomia de moradoras do Monte Bom Jesus e bairro Centenário. Esta ação visa fomentar alternativas de trabalho, renda e empreendedorismo para mulheres da comunidade. 

“Estamos ouvindo falar muito em crise, mas este também é um período de muitas oportunidades. Que este curso ajude vocês, que vocês encontrem novos caminhos”, comentou Raquel. A representante da turma, Luciene Elias, elogiou a iniciativa, em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher. “Aprendi muito e hoje eu sei que eu posso muito mais do que eu pensava que eu podia”, disse. Esta é a segunda etapa do projeto apoiado por Raquel, que já formou mulheres em corte e costura em Cachoeira Seca, na Zona Rural de Caruaru.

Raquel discute sustentabilidade com lideranças nacionais

A deputada estadual e prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) participou, no nesta sexta-feira (09), em São Paulo, do Encontro Anual da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade - RAPS, liderada pelo empresário e presidente da Natura, Guilherme Leal. 

A proposta do evento é discutir com lideranças políticas, identificadas como "novas e "comprometidas com a sustentabilidade", temas de relevância nas áreas social, econômica, ambiental e política visando a construção de uma transição rumo a uma sociedade sustentável.

Os participantes compartilharam atividades de formação e aperfeiçoamento, visando potencializar suas vocações e ampliar o conhecimento necessário na política e no desenvolvimento sustentável para a gestão pública.

Raquel participou da Formação dos Líderes RAPS no ano de 2015. Durante a formação, a deputada estadual e outras novas lideranças políticas participaram de atividades de formação e aperfeiçoamento, visando potencializar suas vocações e ampliar o conhecimento necessário na política brasileira e desenvolvimento sustentável para o exercício da atividade parlamentar e de gestão pública.

Raquel Lyra conhece modelo de educação integral de Arcoverde

Um dos compromissos da prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), é investir forte na educação em tempo integral. Para conhecer modelos que estão dando certo, ela esteve nesta quinta-feira (08) em Arcoverde, no Sertão do Estado. Raquel se reuniu com a prefeita Madalena Brito (PSB), com o presidente do IQE, Marcos Magalhães, e com a equipe da Secretaria de Educação do município. Arcoverde melhorou seus índices no Ideb, atingindo a meta prevista para 2021. 

Na ocasião, foi apresentado o projeto de implantação do Sistema de Ensino Integral na rede municipal. A prefeita eleita visitou as duas escolas integrais: Ivani Bradley e Jonas Freitas, para conhecer o funcionamento e ouvir os depoimentos de professores e alunos. “Nós queremos transformar Caruaru pela educação e um sistema de ensino integral eficiente é fundamental para isso”, comentou Raquel.

Raquel Lyra anuncia recursos para a Feira da Sulanca

A prefeita eleita Raquel Lyra anunciou em seu perfil numa rede social a garantia por parte do ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), de R$ 9 milhões para o início das obras de requalificação do Parque 18 de Maio e para realização de estudos de viabilidade para transferência da Feira da Sulanca, em Caruaru.

"A partir de agora, seguem os trâmites para a liberação. O recurso, que será investido numa área tão importante para Caruaru, é uma conquista das nossas articulações. Neste momento é preciso unir as forças para superar os desafios que estão postos, e o da Feira da Sulanca é um deles, que será solucionado com a colaboração de todos os envolvidos", disse a prefeita tucana.

< previous123456789