Ir para conteúdo

Notícias

PRTB anuncia apoio a Raquel Lyra

Trabalhando para ampliar o arco de aliança na disputa pela Prefeitura de Caruaru, a pré-candidata do PSDB no município, Raquel Lyra, recebeu novo apoio, neste sábado (23).

Após receber aval das executivas nacional e estadual do PRTB, Raquel Lyra se reuniu com os vereadores Rodrigues da Ceaca, Duda do Vassoural, Heleno do Inocoop e Edjailson, além do presidente municipal, Luciel Emerson, para confirmar o apoio do partido a sua pré-candidatura.

“O PRTB é excelente reforço, com um grupo importante de vereadores e pré-candidatos”, comemorou Raquel. A sua convenção está marcada para o próximo dia 05, no Teatro Difusora.

Raquel Lyra confirma data de convenção partidária

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), confirmou a convenção que vai oficializar o nome da deputada estadual Raquel Lyra como candidata à Prefeitura de Caruaru, nas eleições municipais de 2016, no próximo dia 05 de Agosto, uma sexta-feira, a partir das 15h. A convenção será no Teatro Difusora, na avenida Agamenon Magalhães, no bairro Maurício de Nassau. O nome do vice será apresentado no encontro, além dos partidos que vão apoiar o nome da tucana. 

Raquel discute política na escola pública Arnaldo Assunção

Centenas de alunos do ensino médio da EREM Arnaldo Assunção aproveitaram o intervalo para assistir a palestra da deputada estadual Raquel Lyra (PSDB) sobre a "Participação do Jovem na Política".

Segundo Raquel, a intenção da palestra é de aproximar o jovem da política ao abordar assuntos como o futuro da juventude e as políticas públicas para esse público. A deputada também abordou que as redes sociais é uma ferramenta importante para o protagonismo juvenil.

"Toda vez que o jovem se afastou da política, aconteceu o que está posto hoje. Essa é uma geração responsável por redemocratizar a democracia e a força das redes sociais é capaz de promover grandes movimentos e dar voz aos jovens de forma horizontal", disse Raquel.

Por último, a parlamentar agradeceu pela boa interação dos estudantes no debate e também fez um agradecimento especial à gestora da escola, Fabiana Cavalcanti pela organização do encontro.

Mobiliza Caruaru recebe participantes do Judô Comunitário

Na noite desta segunda (18), a deputada Raquel Lyra (PSDB) recebeu, através do Mobiliza Caruaru, os amigos Maurício Tibúrcio e o Professor Felipe, no Teatro João Lyra Filho, com participantes do projeto do Judô Comunitário.

A pauta da conversa foi o investimento nos esportes para incentivo e educação de crianças e jovens. O idealizador do projeto, Maurício Tibúrcio, agradeceu o apoio dado pela deputada Raquel Lyra através de emenda parlamentar. "Com esse incentivo da deputada, pude melhorar a qualidade e o desenvolvimento dos meus atletas", revelou.

O pré-candidato a vereador professor Felipe falou aos presentes da sua indignação com a falta de investimento nos esportes em Caruaru. "O que me faz ser pré-candidato é tentar um incentivo maior para a prática esportiva", disse.

"São projetos como o do professor Maurício Tibúrcio que muda a vida das pessoas. E quando fazemos juntos, podemos fazer muito mais.  Digo a vocês que o esporte tem um pedaço importante no meu futuro plano de governo", falou Raquel aos jovens presentes no teatro.

Raquel Lyra visita MTST e tem extensa agenda no final de semana

A deputada estadual Raquel Lyra (PSDB) cumpriu extensa agenda neste final de semana. No sábado (09) ela participou de reunião de formação de jovens do MTST, no Alto do Moura e visitou construções do "Minha Casa, Minha Vida". “Conversamos sobre a luta dos movimentos sociais por moradia mais digna”, disse ao lado de lideranças do movimento. Raquel também foi conhecer melhor a forma de construção da Mori Mori, que trouxe para Caruaru esta tecnologia vinda do Japão. 

O projeto “Mobiliza Caruaru” passou pela comunidade do Sítio Campo Novo de Baixo, em encontro organizado por Rino. “Ele convidou os moradores e fomos superbem recebidos”, comemorou a parlamentar, que conversou com a população sobre diversos assuntos, como melhorias no acesso a educação, transporte público, entre outros temas. Neste domingo (10) Raquel participou de almoço no Murici e de reunião para ouvir a comunidade de Pau Santo, ambos na Zona Rural de Caruaru.

Emenda de Raquel Lyra beneficia creches de Caruaru

As creches de Caruaru receberam, nesta quinta-feira (30), equipamentos eletrônicos e pedagógicos para benefício das crianças e recém-nascidos do município. O material foi adquirido através de recursos de emenda parlamentar destinados pela deputada estadual Raquel Lyra (PSDB).Entre os equipamentos, TVs, DVDs, aparelhos de som, cadeiras de alimentação, carrinhos infantis e circuitos para bebês, brinquedo que serve para o desenvolvimento do equilíbrio e coordenação motora.

“Tenho como prioridade, no meu mandato como parlamentar, destinar recursos para as crianças e jovens do nosso estado. Minha intenção é de dar continuidade ao trabalho realizado enquanto fui secretária estadual da Criança e da Juventude, que equipava e reformava as creches dos municípios pernambucanos. Investir na base educacional é essencial para o desenvolvimento das nossas crianças”, comentou Raquel.

Raquel Lyra faz balanço semestral da Comissão de Justiça

No primeiro semestre do ano de 2016 – 19ª Legislatura, a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa (CCLJ) – presidida pela deputada estadual Raquel Lyra (PSDB) – distribuiu 232 projetos, votou 229 projetos dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, MPPE, Defensoria Pública. Desses projetos votados, 50 foram rejeitados, 174 foram aprovados e 47 retirados de pauta, durante 21 reuniões. “Mais uma vez fizemos na Comissão de Justiça um debate de forma equilibrada e democrática”, destacou a presidente do colegiado.

Durante o semestre, foram realizadas duas audiências públicas, a primeira, com o objetivo de discutir o Projeto de Lei nº 384/2015, de iniciativa do deputado Lucas Ramos (PSB), que Altera a Lei nº 14.740 de 19 de Julho de 2012, que dispõe sobre a criação de estacionamentos de bicicletas em órgãos públicos integrantes da Administração Pública, bem como em empresas privadas. A segunda, com o objetivo de discutir o Projeto de Lei nº 710/2016, de iniciativa do deputado Antônio Moraes (PSDB), que dispõe sobre as condições sanitárias relativas à industrialização, distribuição e comercialização de água adicionada de sais no Estado de Pernambuco.

Entre os projetos aprovados, destaca-se o PL acerca dos honorários de sucumbência em favor dos procuradores do Estado, junto a PGE e em favor dos advogados das empresas públicas e sociedades de economia mista. “Apresentei, por essa CCLJ, uma Emenda Modificativa para afastar o direito de receber honorários sucumbenciais dos procuradores em gozo de licença não remunerada, bem como em exercício de cargo eletivo ou outros cargos na administração pública”, detalhou a presidente da CCLJ.

Raquel Lyra ressaltou dois projetos de lei de sua própria autoria que beneficia pessoas com deficiência. O primeiro determina os critérios estruturais para hotéis e assemelhados para facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência de locomoção ou mobilidade reduzida. Já o outro, diz respeito aos órgãos públicos estaduais devem reservar 10% das vagas de aprendizes para adolescentes com deficiência a partir da aprovação. “Esses são projetos de extrema importância para essas pessoas que tanto precisam de estrutura e oportunidades”, disse.

A presidente do colegiado também citou projetos aprovados nas áreas educacional e cultural. “Podemos lembrar também, como projetos importantes votados na CCLJ, os que incluíram na merenda escolar da rede pública a preferencia pelo suco de uva integral produzido no Estado e a obrigatoriedade de alimentos orgânicos ou de base agroecológica. Na área cultural, o projeto de lei que definiu a vaquejada como prática esportiva e cultural estabelecendo, para sua realização as regras de segurança para os animais, vaqueiros e para o público em geral do Estado”, destacou. 

“Já na área social, foi aprovado projeto de lei que assegura a prioridade de vagas nas escolas públicas estaduais para crianças e adolescentes cujas mães encontram-se em situação de violência doméstica ou familiar. Na proteção da criança, foi aprovado o projeto que obriga a avaliação do frênulo da língua logo após o nascimento, nas maternidades e hospitais da rede pública e privada e até um mês de vida, para os bebês nascidos fora das maternidades. Também tivemos a aprovação de projeto  que determina que brinquedos e equipamentos de uso infanto-juvenil, apreendidos, sejam destinados aos programas das secretarias de estado, e as bicicletas apreendidas sejam doadas às instituições beneficentes para transformarem em cadeiras de rodas e objetos afins”, finalizou.