Ir para conteúdo

Notícias

Raquel Lyra estimula preservação da história de Caruaru

O Instituto Histórico de caruaru – IHC está desenvolvendo o Projeto “Memória, Arte e Educação Itinerantes com Ações”. Trata-se de uma ação viabilizada através de emenda parlamentar da deputada estadual Raquel Lyra (PSDB). As atividades consistem na realização de uma exposição fotográfica e didática itinerante abordando aspectos da história, da arte, da cultura e da memória do de Caruaru e uma oficina de fotografia artesanal pelo método pinhole. 

O objetivo é possibilitar o estudo, a difusão, a preservação e a disseminação do conhecimento acerca da nossa história e da nossa cultura do entre alunos de 12 escolas do ensino fundamental e médio das redes pública e privada da Cidade e da zona rural, alcançando cerca de 15 mil alunos. A exposição apresenta recortes da história de Caruaru, sob variados aspectos, abordando temas que nos permitem um olhar mais aguçado sobre a nossa trajetória, desde o início da ocupação oficial do território ao surgimento e evolução dos núcleos habitacional e comercial. 

CRONOGRAMA DA EXPOSIÇÃO 

Dia 17.05 - Colégio Pe Zacarias Tavares – Das 8 às 20h

Dias 19 e 20.05 - Escola Profº. Luiz Pessoa da Silva – Das 8 às 20h

Dia 23.05 - Colégio Profº. Vicente Monteiro - Das 8 às 20h

Dia 24.05 - Colégio Profº. Mário Sette - Das 8 às 20h

Dia 25.05 - Colégio Municipal Álvaro Lins - Das 8 às 20h

Dia 27.05 - Escola Municipal Maria Félix de Lima (congregando 3 escolas da localidade) –

Povoado do Juá

Dias 30 e 31.05 - Colégio Diocesano – Das 8 às 13h

Dias 01 e 02.06 - Colégio Sagrado Coração – Das 8 às 13h

Dias 06 e 07.06 - Colégio Elisete Lopes - Das 8 às 21h 

Maiores Informações com os coordenadores do Projeto:

(81) 9.9122-5140 – Walmiré Dimeron

(81) 9.9677-0480 – Josué Euzébio

Raquel Lyra inicia seminários do “Mobiliza Caruaru”

A pré-candidata à Prefeitura de Caruaru, deputada estadual Raquel Lyra (PSDB), deu início neste último final de semana aos seminários do “Mobiliza Caruaru”, projeto de escuta da população para construção do futuro Plano de Governo. Os primeiros encontros foram na Zona Rural. Raquel, sua equipe, lideranças e pré-candidatos a vereador estiveram no Murici, no sábado (14), e em Cachoeira Seca, no domingo (15). Ela destacou a importância da participação das comunidades para reivindicar e sugerir políticas públicas, bem como apresentou dados e informações sobre as primeiras localidades visitadas. 

Os moradores participaram intensamente, destacando a necessidade de ações nas áreas de abastecimento de água, segurança, incentivo a agricultura familiar, entre outras, que são importantes para quem vive no campo. “Vamos percorrer todos os distritos e os bairros de Caruaru, levando este modelo de construção coletiva e de muita transparência”, comentou Raquel. O projeto “Mobiliza Caruaru” é um chamamento a toda a comunidade das diferentes regiões do município, e aos principais especialistas dos diversos setores de atuação da gestão pública, tendo em vista o bem-estar das pessoas.

Raquel e João Lyra participam de reuniões do MBC em São Paulo

A deputada estadual Raquel Lyra (PSDB) e o ex-governador João Lyra Neto (PSDB) participaram nesta quarta-feira (27), em São Paulo, da Reunião do Conselho Superior e da Assembleia Geral Extraordinária do Movimento Brasil Competitivo, que tem colaborado com a pré-candidatura de Raquel. O encontrou começou com as apresentações do relatório anual de atividades, do plano de trabalho de 2016, entre outros. 

O presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo, Cláudio Gastal, que já esteve em Caruaru para reunião com Raquel Lyra, mediou debates sobre “O Estado Brasileiro e as Reformas Necessárias”, com Delfim Neto e o presidente e fundador Jorge Gerdau, e sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal. Raquel Lyra ainda conversou com integrantes da entidade sobre a importância da implantação de gestões modernas, democráticas e eficientes nos municípios.

Raquel Lyra destaca obras do “Sistema Pirangi” na Assembleia

“Vim aqui tratar de mais um capítulo dessa história de luta: o Sistema Pirangi está na etapa final de seu processo de licitação e no dia 26 será conhecida a empresa que vai iniciar as obras” comemorou a deputada estadual Raquel Lyra (PSDB), na tarde desta terça (26), na tribuna do plenário da Assembleia Legislativa. O sistema, que tem financiamento do Banco Mundial, será responsável por captar água do Rio Pirangi, em Catende, Mata Sul do Estado, para incrementar o Sistema da Prata. 

Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa, a expectativa é de que em oito meses, a contar da ordem de serviço, o sistema fique pronto. O aumento da oferta de água será o maior ganho para a população de Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Cachoeirinha, além de distritos da região. “Caruaru, finalmente vai sair do rodízio no abastecimento de água com o incremento de 300 litros de água por segundo”, detalhou a deputada. 

“Tenho dedicado esforço na discussão e luta para a melhoria da situação hídrica de Pernambuco. Desde a realização da Audiência Pública sobre a situação hídrica me comprometi a acompanhar a implantação das soluções, na oportunidade pontuadas. A estiagem deve ser combatida com medidas colaborativas e parceiras. Não adianta ações pontuais para suprir a demora da finalização das obras da Transposição do São Francisco, prometida pelo Governo Federal. A situação é grave e ainda temos muito a conquistar. O Sistema Pirangi é uma grande conquista, mas continuarei acompanhando atentamente esse processo e espero as águas de Serro Azul e da Adutora do Agreste para complementar as melhorias para o abastecimento de água da Região”, finalizou Raquel.

Raquel debate sobre inclusão social na Rádio Folha

A deputada Raquel Lyra (PSDB) esteve nesta terça (26), no início da tarde, num debate na Rádio Folha de Pernambuco FM, com o comunicador Jota Batista. A deputada falou sobre a importância do Projeto de Lei 619/2015, de sua autoria, que dispõe sobre a reserva de 10% das vagas para adolescentes com deficiência nos contratos de aprendizagem formados pelos órgãos e entidades do Estado. 

“O principal objetivo desta lei é garantir inclusão social e abertura no mercado de trabalho para essas pessoas”, disse. A matéria foi acatada, nesta terça, em sua segunda discussão no plenário da Assembleia Legislativa. A representante técnica do INSS, Manuela Martins também participou do debate.

Raquel Lyra conversa com movimentos culturais e comunidade

A deputada estadual Raquel Lyra (PSDB) participou na noite deste sábado (23) de reunião promovida por Hérlon Cavalcanti, no bairro do Salgado. Estiveram presentes integrantes de movimentos culturais, artistas, líderes de vários seguimentos e moradores. Eles conversaram sobre a importância do incentivo à cultura e investimentos na comunidade. Raquel dialogou com os presentes e destacou sua atuação, com emendas parlamentares destinadas para teatro, música e dança em Caruaru.

Aprovado projeto de Raquel Lyra que beneficia jovens com deficiência

Órgãos públicos estaduais deverão reservar 10% das vagas de aprendizes para adolescentes com deficiência a partir da aprovação do Projeto de Lei nº 619/2015. A matéria, de autoria da deputada Raquel Lyra (PSDB), foi acatada nesta última quarta-feira (13), em Primeira Discussão, pela Assembleia Legislativa, e pretende garantir o acesso dos jovens a oportunidades em programas de formação técnico-profissional de Pernambuco.

Os contratos de aprendizagem são acordos de trabalho especiais, para estudantes de 14 a 24 anos, em que empresas e órgãos públicos proporcionam atividades teóricas e práticas de complexidade compatível com o desenvolvimento físico e psicológico dos jovens. A modalidade é voltada à inserção dos adolescentes no mercado de trabalho através da formação profissional, e possui regras que protegem os aprendizes de possíveis abusos por parte de empregadores.

Na opinião da deputada Raquel Lyra, a reserva de vagas é necessária como medida de inclusão social, de redução das desigualdades e de ampliação de espaços no mercado de trabalho. “Se já é difícil promover oportunidades de emprego digno para os jovens em geral, a situação é ainda pior para aqueles com alguma deficiência. A ideia é abrir espaço para todos e garantir uma alternativa de renda mensal às pessoas”, comentou.