Ir para conteúdo

Notícias

Raquel Lyra participa de reunião sobre agricultura familiar

A prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), se reuniu na manhã desta quarta-feira (07), com representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, do IPA, de associações rurais e trabalhadores do campo para discutir a agricultura familiar. Raquel recebeu um documento, elaborado em conjunto, com sugestões sobre o tema. “Nosso plano de governo, elaborado de forma democrática, com a ajuda de muitos que aqui estão, contempla muitas ações nesta área. É preciso todos unidos, independente de bandeiras políticas, para melhorar a zona rural de Caruaru”, comentou Raquel. 

Raquel Lyra vai incentivar o voluntariado em Caruaru

Durante a campanha eleitoral, Raquel Lyra (PSDB) disse diversas vezes que “ninguém faz nada sozinho”. Pensando assim, ela vai incentivar o empreendedorismo social em Caruaru, quando assumir a Prefeitura. Raquel teve uma reunião sobre o assunto com Fábio Silva, da ONG Novo Jeito e do Transforma Recife, que incentiva o voluntariado e ajudará na implantação de projetos similares na Capital do Agreste. 

“Vamos ajudar a gestão da prefeita Raquel Lyra em diversos projetos, trazendo o engajamento e mobilização, levando humanização para várias áreas, incluindo saúde e educação”, comentou Fábio. De acordo com a futura prefeita, a sociedade e o pode público precisam andar juntos. “Vamos elaborar iniciativas para aproximar a sociedade civil da gestão municipal. Existem diversos exemplos de sucesso e vamos implantar em Caruaru”, comentou.

Raquel: “Tenho pela frente o desafio de fazer um reencontro do povo com a política”

A deputada estadual e prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), participou, na tarde desta segunda (05), no Recife, de um Ciclo de Palestra organizado pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral. A prefeita eleita foi convidada para abordar o tema “A participação feminina na política brasileira” e falou dos novos desafios de governar uma cidade dentro de uma grande expectativa da população com a política. 

“Tenho pela frente o desafio de fazer um reencontro do povo com a política, e quem sabe uma mulher na gestão de uma cidade possa fazer isso. Tenho certeza que esse reencontro será feito a partir das cidades, porque lá no congresso até tentam tomar umas posições, mas andam um passo para frente e três para trás”, disse a prefeita eleita de Caruaru para um auditório lotado de estudantes universitários, na maioria mulheres.

“É do local de onde vivemos que podemos mudar a forma de relacionarmos politica e sociedade, governo e sociedade e isso só se faz com aproximação e tentando fazer diferente todos os dias. Política é a única forma real de mudarmos a vida da população e o resultado só vem com uma gestão feita junto com o povo. Vamos mostrar, a cada dia, que a mulher é capaz de faze isso”, completou Raquel. 

Raquel Lyra fala sobre o desafio de uma gestora no LIDE Mulher

A prefeita eleita de Caruaru e atual deputada estadual, Raquel Lyra (PSDB) ministrou uma palestra no encontro do Lide Mulher Pernambuco, nesta terça (29), no Recife. "Política e gestão pública. O desafio de ser mulher" foi o tema abordado pela deputada durante o evento.

No local, Raquel conversou com um grupo de empresárias sobre o compromisso e o desafio de criar oito mil vagas de creche em Caruaru, de trabalhar na qualificação profissional das mulheres e na educação infantil. 

"A mulher tem muita dificuldade no mercado de trabalho pela necessidade de cuidar de suas famílias. É preciso investir na qualificação profissional e na educação infantil. A criação dessas novas vagas de creches beneficiarão as crianças e as mães caruaruenses, que terão mais tempo e oportunidade de serem inseridas no mercado de trabalho", disse Raquel.

Ao final da conversa, a prefeita eleita de Caruaru agradeceu o convite do LIDE Mulher. "Agradeço ao LIDE, em nome de sua presidente Sophia Lins, pela oportunidade de participar deste encontro e poder falar sobre a minha carreira profissional e meus futuros desafios para mulheres que conquistaram posição de destaque na nossa sociedade”, finalizou.

Raquel Lyra é destaque em encontro de prefeitos do PSDB

A prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), participou nesta sexta-feira (25), do Encontro Nacional de Prefeitos Eleitos pelo PSDB, em Brasília. Ela falou em nome das 80 mulheres que o partido conseguiu eleger em 2016. Raquel registrou que o programa de governo que implementará em Caruaru, a partir de janeiro, é fruto de um amplo debate com a população. “Nesse momento de grande crise política e econômica, tivemos a coragem de falar com o povo com muita transparência e verdade para saber como podemos melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, lembrou.       
        
Reafirmou Raquel, que seu compromisso firmado em campanha, não é com as eleições, mas com as próximas gerações. “Vivemos no Nordeste brasileiro, uma região de gente empreendedora, ousada e corajosa. Numa região do pior balanço hídrico do país, onde há mais gente e menos água, e não contamos, de fato, com políticas de desenvolvimento. Por isso a gente sempre falava: nosso compromisso não é com as eleições, mas com as próximas gerações”, disse a tucana. 

Para a prefeita eleita de Caruaru, além do desafio de imprimir uma gestão eficiente, os eleitos terão pela frente o desafio de “reencontrar o povo e a política”. “E só reencontraremos com parceria, dando as mãos, trabalhando juntos e ouvindo a população com muita transparência e com capacidade de garantir a eficiência da máquina pública”.

Raquel Lyra é destaque na Folha de São Paulo

A edição impressa desta quarta-feira (23) do jornal Folha de São Paulo traz uma extensa matéria sobre a prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB). Com o título “Única eleita no 2º turno critica cota feminina”, a reportagem destaca a participação das mulheres na política e conta detalhes sobre a vitória história de Raquel Lyra na Capital do Agreste de Pernambuco. A Folha de São Paulo destaca a carreira de Raquel Lyra como servidora pública, os mandatos como deputada estadual, a ligação com Eduardo Campos, as questões partidárias e a história da sua família.


**Para ler reportagem da Folha clique aqui



Raquel Lyra visita instituições estaduais e pede apoio ao "Juntos pela Segurança"

O compromisso de criar o "Juntos pela Segurança" foi o principal assunto abordado, durante o dia de hoje (21), pela prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) durante visita ao Ministério Público (MPPE) e Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Já no Tribunal de Contas (TCE), a deputada estadual conversou sobre a transição municipal. 

No Ministério Público e no Tribunal de Justiça, a futura prefeita pediu a colaboração de ambas as instituições para participar ativamente do "Juntos pela Segurança", ação da prefeitura que irá juntar as diversos órgãos estaduais e sociedade civil para reforçar a segurança em Caruaru. 

"Agradeço ao procurador geral do MP, Carlos Guerra e ao presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo pela receptividade e pelo compromisso em colaborar com o 'Juntos pela Segurança', que, com certeza, irá melhorar a segurança e a qualidade de vida dos caruaruenses", avaliou Raquel. 

Também na segunda (21), a prefeita eleita de Caruaru esteve no Tribunal de Contas do Estado para uma conversa sobre transição municipal. No encontro com o presidente do TCE, Carlos Porto, a tucana foi elogiada pela iniciativa da Lei de Transição. “Essa lei facilitou para o Tribunal o acompanhamento de todo o processo de transição entre os governos”, disse Porto.