Ir para conteúdo

Notícias

Raquel arrasta multidão em caminhada no Divinópolis e Centenário

Uma grande caminhada da candidata a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), reuniu milhares de pessoas pelas ruas dos bairros Divinópolis e Centenário, neste último sábado (22). Por onde passou, a candidata foi recebida com muito carinho pelos moradores. Ela caminhou acompanhada do seu vice Rodrigo Pinheiro; do ex-governador João Lyra Neto; dos prefeitos de Jaboatão dos Guararapes e Altinho, Elias Gomes e Orlando – respectivamente; do vice-presidente estadual do PSB, Luciano Vasquez; além de vereadores do município.

“Quero agradecer a vocês que vieram lá do bairro Divinópolis e nos acompanharam até aqui no Centenário, que caminhou com a gente e levou alegria para as ruas e que abriu a porta de sua casa para dizer que a gente representa o futuro e a esperança de nossa cidade. Estamos andando todos os dias pelo centro, periferia e zona rural, porque é assim que conquistamos o coração de cada caruaruense, através da verdade. Sabemos que precisamos melhorar as escolas, criar mais vagas de creches, dar mais atenção à saúde e vamos fazer isso junto com vocês que acreditam no novo”, disse Raquel em palanque montado no Centenário.

Raquel Lyra recebe apoio de educadores das redes de ensino

A candidata a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), realizou, na noite desta última sexta-feira (21), no Comitê Juventude 45, um grande encontro com os educadores de Caruaru. O evento “Juntos pela Educação” reuniu professores e gestores das redes municipal, estadual e privada de ensino, além de professores e pesquisadores da área de Educação das Universidades e Faculdades de Caruaru. 

No local, Raquel apresentou suas propostas para a área de educação do município, afirmando que “os impactos de uma educação de qualidade são extensos e profundos, pois esta pode garantir o desenvolvimento social, econômico e cultural de um povo”. Raquel afirmou ainda que sua meta é mudar Caruaru pela educação.

Entre as propostas de seu Plano de Governo para a educação, está o Creche 100%, que visa reestruturar a Rede de Educação Infantil de Caruaru construindo novas unidades e reformando as existentes para aumentar a oferta de vagas para crianças de 0 a 3 anos e universalizar a pré-escola para crianças de 4 a 5 anos; ampliar e qualificar o Programa de Educação Integral nas escolas de ensino integral; ampliar o número de bibliotecas escolares para 100%; garantir a seleção de gestores escolares pautada em requisito técnico.

Raquel Lyra apresenta suas propostas em uma série de debates

Desde o começo desta semana, a candidata a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), participou de sabatinas e debates, realizados nas rádios Jornal Caruaru e Cultura do Nordeste, no Centro Universitário UNIFAVIP, na Câmara dos Lojistas (CDL) e na Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC). Ela apresentou propostas de seu Plano de Governo sobre educação infantil, mobilidade, segurança, revitalização do centro, melhorias na zona rural da cidade, entre outras.

Nesta sexta (21), em debate na Rádio Cultura do Nordeste e na última quarta-feira (19), na Rádio Jornal, Raquel falou sobre as 8 mil vagas de creches que pretende criar em Caruaru para ajudar na educação infantil. Dentro do tema, ela também abordou sobre o direito de resposta que ganhou na Justiça Eleitoral pelo fato de seu oponente ter distorcido informações sobre sua atuação enquanto secretária estadual da Criança e da Juventude.

"Ganhamos 12 inserções da Justiça Eleitoral para mostrar que reequipamos todas as creches de Caruaru, através da ação que fiz como secretária do governo Eduardo Campos, podendo trazer aqui os parques internos e externos, fogão industrial, geladeira, berço, cama, e a duplicação da capacidade de atendimento da creche Tia Carminha. No meu governo, vamos criar mais 8 mil vagas nas creches para que os pais possam deixar seus filhos num lugar seguro e que também possam trabalharem com tranquilidade", explicou a candidata.

Ainda na Rádio Cultura do Nordeste, Raquel falou do trabalho que pretende fazer em beneficio das pessoas que moram na zona rural da cidade. “Estarei presente em cada lugar da nossa cidade e da zona rural, levando as soluções que Caruaru precisa. Vamos trabalhar para levar educação, saneamento básico, água - que é tão necessária para o pequeno produtor rural – e qualificação profissional, como já estamos fazendo, com emenda parlamentar, através de cursos de corte e costura. As pessoas de Caruaru querem viver bem onde elas moram e ninguém vai ter que mudar de lugar para ter uma oportunidade”, ressaltou. 

Alguns temas em comum foram debatidos na UNIFAVIP, CDL e ACIC, entre eles o da mobilidade, da segurança e revitalização do centro da cidade. Nesses lugares, Raquel pode explicar para o público presente seu projeto sobre a descentralização dos ônibus, da “Via Parque” e requalificação do centro de Caruaru, com mais segurança para os comerciantes e compradores que circularem pelo local. 

“Queremos criar a Via Parque, uma ciclovia permanente que utiliza a linha de férrea, integrando 14 bairros de Leste e Oeste da cidade. Também vamos descentralizar o serviço de ônibus com terminais rápidos de embarque e desembarque sem necessariamente passar pelo centro da cidade, para evitar que o cidadão gaste mais dinheiro com passagens. Em relação à revitalização do centro, vamos garantir iluminação, maior número de guardas municipais e câmeras de monitoramento em locais de maior fluxo e ocorrências”, explicou Raquel.

Raquel Lyra ganha apoio da classe artística

A classe artística de Caruaru se reuniu, no início desta semana, no Teatro João Lyra Filho, para declarar apoio à candidata a prefeita da cidade, Raquel Lyra (PSDB). Estavam lá figuras como Armandinho e Pingo da Banda Fulô de Mandacaru, os atores e diretores Sebastião Alves (Sebá) e Arary Marrocos; os músicos João do Pife e Roberto Gercino; entre outros personagens importantes da cultura caruaruense e nordestina. 

No encontro, Raquel apresentou algumas propostas do seu Plano de Governo para área de cultura, como: a criação da Lei de Incentivo à Cultura de Caruaru; reformar e revitalizar os equipamentos culturais do município, reestruturando a sua grade de eventos e de apresentações oferecendo maior visibilidade ao seu trabalho; ampliar a infraestrutura em lugares símbolos da identidade, elementos que se destacam na paisagem cultural da cidade como o Monte Bom Jesus, o Alto do Moura, a Feira de Artesanato investindo em obras de melhoria urbana, sinalização turística e investimento em divulgação.

“Temos agora a chance de fazer diferente, de apostar em políticas públicas para cultura, esporte, lazer. melhorando a qualidade de vida das pessoas. Vamos apostar que podemos fazer juntos uma gestão participativa e democrática. Eu agradeço o apoio e sinto muita honra em está com vocês artistas de nossa cidade. Vamos fazer um trabalho inovador, que vai nos ajudar a mudar a forma de enxergar a nossa cultura dando visibilidade a ela, não só para Caruaru, mas para o Brasil inteiro”, disse Raquel.

Raquel recebe apoio de pastores e líderes evangélicos

A candidata a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) promoveu um encontro com pastores e líderes evangélicos para debater sobre os rumos da cidade. A reunião aconteceu nesta última terça-feira (18), num café da manhã no WA Hotel. No local, Raquel apresentou o seu Plano de Governo e escutou demandas dos evangélicos, que lhe declararam apoio neste segundo turno das eleições.

Durante a conversa, a candidata falou da necessidade de uma política participativa e de transparência, através do diálogo entre o poder público, a população e os diversos atores sociais empenhados em desenvolver mais segurança e justiça social. Assuntos como Educação, Saúde, Cultura e Infraestrutura também foram debatidos.

“O trabalho que a comunidade evangélica realiza de prevenção à violência e de combate às drogas com a população é de fundamental importância, pois o Poder Público não tem condições de fazer nada sozinho. Essa foi uma manhã de grande aprendizado, troca de informações e da compreensão de que a política deve ser feita para todos e com muito diálogo”, disse Raquel, agradecendo o apoio da comunidade evangélica em sua campanha. 

Raquel diz que Caruaru pede urgência na exclusividade do 4º Batalhão da PM

Preocupada com o aumento dos índices de violência na maior cidade do interior pernambucano, a deputada estadual Raquel Lyra (PSDB) foi à tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça (18), para cobrar ao Governo do Estado que o 4º Batalhão da Polícia Militar seja exclusivo para Caruaru. “Esta semana o governador Paulo Câmara prometeu destinar um batalhão exclusivo da Polícia Militar para minha cidade de Caruaru. É uma medida extremamente necessária e emergencial, pois Caruaru tem sofrido muito com a violência”, disse Raquel. A reabertura do Hospital São Sebastião também foi cobrada pela deputada.

Em seu pronunciamento, Raquel relatou o aumento dos números da violência na Capital do Agreste. “O povo anda assustado, os assaltos ocorrem em plena luz do dia. Os crimes violentos contra o patrimônio estão crescendo em níveis alarmantes. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social de janeiro a setembro desse ano ocorreram 5.603 crimes violentos contra o patrimônio superando dados de todo ano de 2015. Os números são impressionantes: um homicídio a cada 35 horas, 370 assaltos por mês, com sensação total de insegurança durante o dia e a noite. Recentemente, só para registrar, tivemos um quádruplo homicídio que chocou a cidade”, apontou.

Raquel ainda fez um apelo ao governador Paulo Câmara para que tome medidas de urgência em relação ao pleito da segurança. “Na qualidade de deputada estadual, quero fazer um apelo ao governador Paulo Câmara, já que o senhor tomou essa decisão, não espere até que a nova gestão assuma para trazer o Batalhão exclusivo da Polícia Militar. Faça isso agora Governador, e evitará a morte de aproximadamente 60 pessoas e mais de mil assaltos”, frisou.

A deputada também lembrou a promessa do Governador de reabrir o Hospital São Sebastião. “Esta semana o Governador prometeu também reabrir o Hospital São Sebastião. A população de Caruaru necessita de um hospital para atender aqueles pacientes que não tem onde fazer uma cirurgia programada. Hoje, o Hospital Mestre Vitalino tem sua votação modificada porque a cidade não assume seu papel. Os pacientes acabam sofrendo a espera de cirurgias e muitas vezes morrendo em corredores de hospitais superlotados. Não é justo fazer o povo de Caruaru esperar”, finalizou.

Raquel Lyra ganha direito de resposta em 12 inserções

Nesta segunda (17), a Justiça Eleitoral atendeu ao pleito da coligação Juntos por Caruaru que determina a retirada da propaganda do candidato Tony Gel (PMDB), que usava de informação distorcida sobre a atuação da candidata Raquel Lyra (PSDB) ao tempo em que era Secretária estadual da Criança e da Juventude. A Justiça também deferiu a favor de Raquel o pedido de direito de resposta em 12 inserções na TV Asa Branca.
 
No caso, houve distorção de informações que induziam a opinião pública a acreditar que o município de Caruaru foi preterido em função de Petrolina na construção de creches. Também foi estabelecida uma multa de 500 mil caso haja reincidência.
 
A candidata Raquel Lyra comentou que as creches de Caruaru foram sim contempladas com novas vagas e equipamentos. “Como Secretária da Criança e Juventude do governador Eduardo Campos e como Deputada Estadual ajudamos, sim, na melhoria das creches de Caruaru. Todas foram equipadas através de recursos destinados por mim. E a Creche Tia Carminha, lá do bairro Centenário, teve sua capacidade duplicada. A partir de janeiro, vamos criar mais 8 mil vagas em favor das nossas crianças”, ressaltou.