Ir para conteúdo

Notícias

Raquel mostra propostas para empresários e lojistas de Caruaru

Raquel Lyra (PSDB) mostrou, na noite de ontem (13), sua capacidade técnica e política para discutir desenvolvimento econômico e social em duas oportunidades. A candidata a prefeita de Caruaru esteve reunida com empresários e lojistas da cidade na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e, logo depois, no Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja). Em ambos os encontros, ela fez uma apresentação do seu Plano de Governo para os próximos quatro anos e falou de assuntos de interesse da categoria.
 
Na FIEPE, no debate nomeado de Diálogo da Indústria, a candidata respondeu perguntas dos associados, entre elas sobre o setor da micro e pequena empresa. “Temos um enorme potencial instalado na nossa cidade e também o potencial de trazer outros empreendedores pelo grande polo educacional, pelo Armazém da Criatividade. Temos a capacidade de incubar empresas, de trazer novas tecnologias de moda, designe e de outros seguimentos. Por isso, vamos garantir qualificação profissional, investir em educação, facilitar os processos de licenciamentos e nos aproximarmos dos empreendedores que estão gerando emprego e renda na nossa cidade”, disse.
 
Raquel também falou de suas propostas para a mobilidade em Caruaru, com a criação da Via Parque e a descentralização do transporte público. “As linhas de ônibus precisam ser conectadas entre os bairros vizinhos da periferia, sem necessariamente passar pelo centro, assim as pessoas podem economizar tempo e dinheiro. Dentro da mobilidade, também propomos a criação da Via Parque, projeto que aproveita a linha férrea para criar uma ampla faixa de ciclovia e faixa de pedestre abrangendo 14 bairros e beneficiando cerca de 150 mil pessoas, que poderão se deslocar sem veículo motorizado ou a pé”, explicou a candidata.
 
Já no Sindloja, Raquel teve uma longa conversa sobre a Feira da Sulanca e mostrou propostas consistentes que estão no seu Plano de Governo. “Já no nosso primeiro dia de governo vamos tomar medidas emergenciais, como limpeza, segurança com câmeras de monitoramento, iluminação pública e banheiros. Essa é o mínimo de estrutura necessária para que as pessoas possam trabalhar. Para isso, vamos criar uma Unidade Gestora dentro da prefeitura para dar transparência e que pessoas possam participar da discussão de prioridades. Em seguida, iremos transferir a Feira sem custo para os feirante que não podem pagar”, disse. A candidata também falou aos lojistas que vai fazer uma grande requalificação do centro da cidade, com mais iluminação, segurança e calçadas adequadas. 
 
Nos dois encontros da noite, durante as considerações finais, Raquel agradeceu a oportunidade, se colocou à disposição das entidades e prometeu fazer uma gestão eficiente, transparente, com metas, indicadores e resultados. “Estarei sempre aberta ao diálogo com os diversos setores da sociedade organizada”, frisou. 

Raquel Lyra inaugura comitê na Zona Rural de Caruaru

Neste último domingo (11), a candidata Raquel Lyra fez a inauguração do seu comitê "Conexão Jovem" em Lajes, 2º Distrito de Caruaru. Antes, ela fez uma visita porta a porta e conversou com os moradores de Malhada de Barreiras Queimadas e Cachoeira Seca. No evento, diante da população, a candidata ressaltou seu Plano de Governo e falou sobre melhorias na educação, saúde e segurança.
 
“Eu só quero ser prefeita de Caruaru se for para mudar radicalmente o jeito de governar nossa cidade. Vamos trazer os investimentos que a Zona Rural precisa. Temos aqui o compromisso de construir escolas e as creches necessárias, fazer com que todo cidadão tenha acesso à saúde com marcação e resultado de exame, médico especialista e medicamento no posto. Isso são coisas simples que só dependem de decisão política“, ressaltou Raquel.
 
Já sobre a questão da segurança, a candidata prometeu tomar medidas emergenciais. “Precisamos resolver o problema da segurança que afeta a Zona Rural, ter ações emergenciais, garantir iluminação em todo lugar com postes com lâmpada de led, que também não é coisa de outro mundo fazer. Hoje, o nosso povo está vivendo um toque de recolher, chega cinco horas da tarde e todos ficam com medo e se trancam em casa. Vamos trabalhar para colocar a “Ronda Rural” aqui, aumentando a guarda municipal garantindo que ela esteja presente em parceria com polícia militar”, finalizou.  
 
Caminhada - No sábado, dia 10, Raquel realizou uma grande caminhada pelos bairros do Salgado e São João da Escócia. Durante todo o percurso, uma multidão seguiu pelas ruas e avenidas mostrando seu apoio à candidata. 

Raquel Lyra é recebida com festa pelas ruas de Caruaru

Chegando nas últimas semanas para a eleição de dois de outubro, a candidata a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) realizou uma série de atividades esta semana, que vão desde visitas aos bairros da periferia e zona rural ao desfile do dia 07 de setembro. “Nessa reta final da campanha estamos com muita energia para ouvir a população e levar nossas propostas para uma cidade melhor. Estou impressionada com o apoio que venho recebendo nas ruas”, declarou.

A candidata fez ainda uma série de porta a porta em vários bairros da cidade, como Vassoural, Santa Rosa, Divinópolis, Caiucá, Vila Andorinha e caminhadas nos bairros Santa Clara e Maria Auxiliadora/Boa Vista I. Raquel também esteve conversando com os moradores Xique Xique, Xicuru, Lajedo de Cedro, Marias Claras, Terra Vermelha, Pé de Serra, Fazenda Mirim e Veado Magro, isto tudo na zona rural. “Não podemos deixar a zona rural em segundo plano. A gente tem que levar estrutura e apoio para os pequenos produtores e vamos fazer isso”, afirmou.

Já no desfile do dia 07 de setembro, a candidata não parou de cumprimentar e conversar com as pessoas e falou sobre educação como solução para uma real mudança no país e na sua cidade. “Vou ser prefeita para garantir 100% das nossas crianças na pré-escola, 8 mil crianças na creche, educação em tempo integral e professores valorizados, seja no Centro, na Periferia ou na Zona Rural. É assim que a gente muda o país”, disse.

No começo da semana, Raquel também esteve na Feira da Sulanca, onde mostrou suas propostas e conversou com os feirantes. "A Feira da Sulanca é um ícone da nossa cidade que está entregue à insegurança e à falta de estrutura. Nossa proposta visa, num primeiro momento, a necessidade de organização, limpeza, banheiros, câmeras de monitoramento e da criação de um órgão exclusivo para gerenciar a feira", adiantou. 

Raquel Lyra é etrevistada na Caruaru FM

A candidata Raquel Lyra (PSDB) participou, nesta sexta-feira (09), de entrevista na rádio Caruaru FM, com o jornalista Wagner Gil. Para os ouvintes, a candidata falou em investir em política para idosos, fomentar o esporte amador e criar o “Bolsa Atleta”, com objetivo de apoiar atletas de alto rendimento. 

“Nós temos pessoas aqui em Caruaru com grande qualidade e destaque no esporte amador como a família Santana do Karatê e o judô do professor Maurício Tibúrcio, por exemplo. Muitos atletas com potencial de representar a cidade aqui e fora do país, não tem apoio do município. Vamos implantar também”, disse.

Raquel Lyra lança Programa de Governo

“Um Plano de Governo feito pelas pessoas para as pessoas”, essa foi a definição que a candidata a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) deu para o seu programa de governo, um documento com 52 páginas com propostas em várias áreas. O Plano foi lançado na tarde de hoje (03), no Monte Bom Jesus, um símbolo da Capital do Agreste. O Programa adota o conceito de Eixos, com propostas para situações específicas, como é o caso da Feira da Sulanca, que a candidata afirma transferir sem custo para os sulanqueiros que não podem pagar.

“Esse é um Programa de Governo construído pelo povo de Caruaru. Para isso, criamos o Mobiliza Caruaru, uma estratégia de escuta da sociedade através de plataforma web, encontros, reuniões, plenárias. Percorremos todos os cantos da cidade, conversamos com as pessoas olho no olho e as contribuições são surpreendentes e valiosas e confirmam a necessidade de mudança. Foram 34 encontros presenciais na cidade e na zona rural, com mais de 1500 participantes, onde colhemos 750 propostas. Escutamos homens, mulheres, crianças, jovens, idosos para ter um programa com o sentimento e a cara do povo de Caruaru”, disse Raquel aos presentes.  

Os Eixos foram divididos assim: 1. Educação: Transformar Caruaru pela Educação; 2. Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: Inclusão Social, protagonismo e oportunidades; 3. Saúde: Viver mais e com mais Saúde; 4. Infraestrutura e Qualidade de Vida: Prover infraestrutura adequada e contribuir para melhoria da qualidade de vida. 5. Sustentabilidade e Desenvolvimento Integrado: Economia dinâmica, diversificada, competitiva, com crescimento sustentável e inclusivo. 6. Governança, Gestão Participativa e Transparente: Gestão com as Pessoas e para as Pessoas.

Raquel valoriza feirantes e assume compromisso de criar creches públicas

Construção de creches, melhoria das feiras e segurança foram os destaques levantados pela candidata a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) no debate promovido, na manhã de hoje (02) pela Rádio Jornal AM.  A candidata falou da importância das feiras da Capital do Agreste como geradora de emprego e renda e destacou a necessidade de criação de 8 mil vagas em creches que atualmente Caruaru precisa.

"Temos hoje uma grave crise econômica, mas é importante falar dos rumos de nossas feiras com melhoria na estrutura, como limpeza, iluminação, segurança e banheiros. Além disso, temos o projeto de transferência da Sulanca de modo gratuito para os que mais precisam. Vamos implantar uma gestão participativa e compartilhada para o feirante seja inserido em todas as discussões. Isso vai melhorar a economia de nossa cidade", disse Raquel.

Já sobre as creches, a candidata ressaltou a necessidade de suprir o déficit de vagas que a população necessita. "Fizemos um plano de governo popular, escutamos cerca de 1200 pessoas através do projeto Mobiliza Caruaru e várias mães de família reclamam da falta de creche para seus filhos no nosso município. Vamos assumir o compromisso de construir as 8 mil vagas de creches que atualmente Caruaru precisa", falou.

Perguntada sobre a questão da segurança, Raquel falou sobre o seu projeto de iluminação para cidade e da necessidade de estruturar a guarda municipal. “Precisamos, como município, assumir o nosso papel. Vivemos hoje o toque de recolher ao cair do sol. Vamos implantar o programa Ilumina Caruaru, com lâmpadas de led em toda cidade. Também é importante qualificar e ampliar a guarda municipal, criar um centro de monitoramento com câmeras espalhadas nos pontos mais violentos da cidade e trabalhar para que o 4º Batalhão da PM seja exclusivo para Caruaru.”, ressaltou.

Raquel tem semana de diálogo com a população de Caruaru

A candidata à prefeitura de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) não para de andar pela periferia, zona rural e centro da cidade desde sua pré-campanha. Esta semana, ela já passou pelos bairros São João da Escócia, Vila Kennedy, Alto do Moura, Cidade Jardim e Vila Rafael, na Zona Rural, centro da cidade e Alto da Banana.

Na segunda, o porta a porta no São João da Escócia foi transformado num bate papo com moradores, que, muitos, fazem das suas casas fabrico de confecções. Raquel escutou os anseios das pessoas que pedem melhorias, principalmente na infraestrutura do bairro, como iluminação, calçamento e saneamento básico e a criação de creches. No fim da noite, a candidata fez uma caminhada e cumprimentou os moradores da Vila Kennedy. Na terça, Raquel participou de uma caminhada no Alto do Moura e foi recebida com muito carinho pelos moradores. Lá, ela falou também sobre a necessidade de investimento nas crianças e jovens da nossa cidade. "Vamos implantar aqui educação de qualidade que vai envolver a cultura, tão evidente e tão forte na identidade do Alto do Moura".

Na quinta, a candidata esteve num porta a porta conversando com moradores do bairro Cidade Jardim e à noite participou de caminhada no Sítio Rafael, Zona Rural de Caruaru. "Temos que valorizar cada cidadão de Caruaru, seja ele da periferia, do centro ou da zona rural", disse. Antes, ela esteve na abertura dos Jogos Particulares na Colégio Sagrado Coração. Ontem, Raquel andou pelas ruas do centro da cidade e, logo depois, visitou a Alto da Banana.