Ir para conteúdo

Notícias

Raquel Lyra visita feiras livres e caminha pelo Salgado

Mesmo com um tempo chuvoso, a candidata à Prefeitura de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) andou pela cidade durante todo este último sábado, dia 27. Pela manhã, ela visitou a Feira de Artesanato do Parque 18 de Maio e à noite fez uma caminhada no bairro do Salgado. Já na manhã de hoje (28), a candidata esteve na Feira da Boa Vista. “Estamos nas ruas desde cedo, debaixo de sol e de chuva, para levar ao povo de Caruaru a nossa mensagem”, disse Raquel.

No bairro do Salgado, a candidata fez um discurso, ao final do trajeto, que ressaltou a necessidade de creches públicas no local. “Vamos construir as creches que o Salgado precisa. Caruaru necessita de quase 7 mil vagas de creches para que as mães tenham um local para deixar seus filhos. O nosso compromisso não é só com as próximas eleições, e sim com as próximas gerações”, frisou.

Antes da caminhada, Raquel esteve presente no lançamento de três candidatos a vereador: Jéssica da Saúde (PSL), Gil Bobinho (REDE) e Nego do Salgado (PROS). “Fiz questão de está presente no lançamento dessas importantes lideranças, que irão nos ajudar na Prefeitura da Cidade”, comentou.

Festa do Teimoso – Raquel também esteve, na noite deste último sábado, na festa dos 29 anos do Treloso Futebol Clube. O convite foi feito pelo candidato a vereador Nego do Salgado. Ela foi acompanhada do seu vice Rodrigo Pinheiro e do ex-governador João Lyra Neto. O encontro aconteceu no Sesi de Caruaru.

Raquel Lyra pede investimento do Estado no aeroporto de Caruaru

Reformas anunciadas pelo Governo de Pernambuco nos aeroportos regionais de Garanhuns, no Agreste, e de Serra Talhada, Sertão do Pajeú, provocaram reivindicações da deputada Raquel Lyra (PSDB) a respeito de investimentos em Caruaru, também no Agreste. A parlamentar pediu ao Poder Executivo, nesta última terça (23), no plenário da Assembleia Legislativa, que inclua o equipamento de Caruaru no programa de estruturação de aeroportos, que deve ser levado à frente para receber, nas cidades do Interior, voos da Azul Linhas Aéreas com saída do Recife.
 
“Não faço aqui nenhum registro contra as reformas anunciadas, mas Caruaru como centro industrial e logístico do Agreste deveria também ser contemplada”, defendeu. “Nossa cidade é líder, juntamente com Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, do segundo maior polo de confecções do País, e padece de infraestrutura para o escoamento da mercadoria de forma eficiente”, analisou a tucana, que prometeu levar o pleito à Secretaria de Turismo e ao governador Paulo Câmara.

Raquel Lyra dialoga com estudantes de medicina

As propostas para saúde municipal foram discutidas, na tarde desta segunda (22), entre a candidata a prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) e os estudantes de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O convite para o bate-papo foi feito pelo Diretório Acadêmico do curso.
 
No departamento de Medicina, localizado no Polo de Caruaru, Raquel falou da necessidade de priorizar a atenção básica para garantir atendimento à saúde na periferia e na zona rural e mencionou a importância da parceria da gestão municipal com as universidades. “Essas parcerias são importantes para uma gestão pública de qualidade na saúde", disse.
 
Raquel também reforçou o compromisso de reabrir o Hospital São Sebastião e falou da importância da prevenção da saúde para as crianças caruaruenses. "Vamos criar o programa Saúde na Escola com consultório móvel odontológico e oftalmológico para os alunos", revelou.
 
Ao final do encontro, a candidata agradeceu ao presidente do Diretório Acadêmico, Paulo Cardoso pelo convite e assinou um termo de compromisso elaborado pelos próprios graduandos. Entre as demandas, a municipalização do Hospital São Sebastião e torná-lo em hospital-escola da UFPE.

Raquel Lyra inaugura comitê e faz caminhada por Caruaru

O comitê da candidata à Prefeitura de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) foi inaugurado, neste sábado (20), com a participação de uma animada militância. Junto ao seu vice Rodrigo Pinheiro (PSDB) e dos vereadores da coligação “Juntos por Caruaru”, a candidata frisou seu compromisso com o futuro da cidade, com mais educação e saúde para o povo. Logo após o ato, ela seguiu ao lado do ex-governador João Lyra (PSDB) e de um grande número de pessoas que se juntaram pelas ruas da cidade. 

“O Hospital São Sebastião será reaberto por nós, vai ter cirurgia eletiva, vai ter a oportunidade das pessoas se cuidarem na nossa cidade. Vamos transformar o Colégio Municipal Álvaro Lins em escola de tempo integral, que será a nossa primeira ação como prefeita e, a partir daí, transformar a educação na cidade e garantir a cada caruaruense a educação em dia”, revelou Raquel durante a inauguração do comitê.

No ato, a candidata também declarou que apesar da dificuldade econômica que os municípios vivem, é preciso união para enfrentá-la. “Ainda que num momento de tanta dificuldade, é hora sim de ter coragem para enfrentar esse desafio, arregaçar as mangas e construir o futuro da nossa cidade junto com cada um de vocês”, pregou.

“A esperança que a população tem depositado em nós, através do Mobiliza Caruaru, é do sonho de uma Caruaru que sirva para todos. Que possa unir gerações, que não distinga seus cidadãos e que trate a cidade, a periferia e a zona rural da mesma forma, além de que possa entregar mais educação, saúde, infraestrutura, emprego e renda. Vamos para as ruas”, concluiu a candidata tucana, que durante a pré-campanha criou o projeto Mobiliza Caruaru, que escutou a população para formar seu Plano de Governo.

A coligação “Juntos por Caruaru” é formada pelos partidos PSDB, PTB, PSL, PTN, DEM, PRTB, PMN, PEN, PT do B, PRB, PROS e Rede. Já o comitê fica localizado na Avenida Agamenon Magalhães, 245 – Maurício de Nassau.

Raquel diz que vai fazer de Caruaru uma cidade mais inclusiva

A candidata à Prefeitura de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), que concorre pela coligação “Juntos por Caruaru” participou, na noite desta última quinta-feira (18), de um debate na Rádio Globo FM. A candidata falou sobre diversos temas de interesse do povo caruaruense e pregou que a cidade precisa de união e uma gestão moderna e inclusiva.
 
Nas considerações iniciais, a candidata foi perguntada por que deseja ser prefeita de Caruaru. “Sou servidora pública desde o início da minha carreira política, assumi cargos como de delegada da Polícia Federal, advogada do Banco do Nordeste e Procuradora do Estado. Podemos como servidor público interferir diretamente na vida das pessoas, nas casas das pessoas. Quero uma cidade que seja inclusiva, que faça a união da periferia com a zona rural e o centro da cidade”, disse Raquel.
 
Durante o debate, foram direcionadas para Raquel diversas perguntas, tanto dos outros candidatos, como dos ouvintes e também dos convidados, entre elas sobre sua proposta em relação ao tema Mobilidade Urbana. “Setenta por cento dos usuários usam o serviço público de passageiros. Precisamos inverter a lógica de mobilidade. Vamos construir ao lado da linha férrea uma ciclovia e criar linhas de ônibus exclusivas para que andem pelas periferias sem passar, necessariamente, pelo centro da cidade”, respondeu.
 
Já sobre a Zona Rural, Raquel destacou o seu projeto de pré-campanha, o Mobiliza Caruaru, que andou por todas as regiões do município. “No nosso governo as atenções serão dadas em todas as áreas da cidade. Andei a cidade inteira com o projeto Mobiliza Caruaru. Colhemos mais de 500 demandas, tivemos a participação de pessoas pela internet, em plenárias territoriais, que nos disseram o tempo inteiro da dificuldade de se sentirem excluídos da cidade e da falta de atenção do município ao morador da Zona Rural. Os equipamentos públicos que faremos aqui na cidade também serão construídos, dos melhores, na Zona Rural, como creches, praças públicas, urbanização dos espaços públicos, construir e abrir estradas e garantir assistência ao pequeno produtor rural”, falou.
 
Em relação à Feira de Caruaru, a candidata tucana afirmou que seu posicionamento é de transferir a feira para beneficiar especialmente o feirante e o comprador. “A minha primeira ação é de organizar a feira de onde ela estar. Garantir a infraestrutura necessária que é preciso ter, como banheiros, iluminação, segurança, câmeras de monitoramento e poder criar um órgão específico na prefeitura que garanta uma gestão participativa e democrática e saiba de onde está indo a arrecadação que é feita na feira. Depois, vou transferir a feira de graça para aqueles que não podem pagar. Já aqueles que são lojistas terão espaços para poderem criar o seu empreendimento, através de linha de crédito. Isso é possível junto a capacidade que nós temos de articulação política, buscar financiamento, apoio dos ministérios e apoiado também no orçamento da cidade de Caruaru”, disse.
 
Em suas considerações finais, Raquel Lyra parabenizou a Rádio Globo FM e o apresentador Mário Flávio pelo debate democrático entre ela e os candidatos Jorge Gomes, Erick Lessa e Tony Gel e afirmou que continuará sua caminhada de forma limpa e respeitosa. “Muito feliz em poder trazer para Caruaru propostas para os próximos anos. Iremos unir Caruaru em torno de um projeto sabendo que podemos fazer muito mais pela nossa cidade. Vamos deixar um pouco de lado a cor partidária e enxergar quem precisa com mais participação”, concluiu. Do lado de fora do prédio, a candidata foi abraçada pela animada militância. 

Raquel Lyra registra candidatura no Fórum Eleitoral

A candidata Raquel Lyra (PSDB) e seu vice, Rodrigo Pinheiro (PSDB), foram pessoalmente na tarde desta segunda-feira (15) registrar as candidaturas no Fórum Eleitoral de Caruaru. Eles entregaram a documentação na 105ª zona eleitoral, responsável pelos registros. A coligação “Juntos por Caruaru” é a maior frente de partidos desta eleição, contando PSDB, PTB, PSL, PTN, DEM, PRTB, PMN, PEN, PTdoB, PRB, PROS e Rede.

Raquel Lyra escuta moradores de Malhada de Pedra

A candidata a prefeita de Caruaru, deputada Raquel Lyra (PSDB) foi recebida com muita animação pelos amigos da Associação Vida Jovem de Capoeira Belo Jardim, em Malhada de Pedra, Zona Rural, para mais uma edição do Mobiliza Caruaru.

O encontro foi aberto pelo Mestre Alex, o Tiziu da Capoeira, que ressaltou que Raquel tem a força política da mulher brasileira. Entre as demandas dos moradores estão segurança, espaço para prática de esportes, estrada e água. "Vamos transformar essa realidade para que vocês possam viver melhor", disse Raquel.

A reunião foi organizada pela candidata a vereadora, Rosemary da Apodec. Os candidatos à Câmara Municipal Raminho Xavier, Vitinho Maia e Suely Vasconcelos também estavam presentes. O espaço foi cedido por Seu Nildo.

Um dia antes, Raquel também participou de uma reunião no bairro do Vassoural. Saúde, saneamento, transporte e educação foram os principais temas do bate-papo. O convite foi do candidata a vereador, Professor Tomé.